Nos passados dias 14 e 15 de agosto, a secção de montanhismo do Centro Juvenil Salesiano de Arouca conquistou as montanhas "Picos de Europa" nas Astúrias, Espanha. O grupo, composto por 5 elementos (João Santos, Filipe Silva, Laura Tavares, Fábio Ferreira e Hugo Brandão), todos Arouquenses, fizeram-se à estrada com o objetivo de conquistar o topo da montanha com 2650m. Recorde-se que os Picos de Europa são considerados "Alta Montanha", também pela altitude, mas principalmente pelo desnível que apresentam e pela dificuldade dos percursos e trilhos, muito técnicos havendo passagens com cordas, precipícios, fendas, etc.
Ao primeiro dia de ascensão, a equipa coordenada por João Santos (responsável da secção de montanhismo) iniciaram o seu trajeto na aldeia de Bulnes terminando no Refúgio dos Cabrones, onde pernoitaram. No segundo dia, e estando as condições climatéricas excelentes, o "ataque ao topo", à Torre de Cerredo, iniciou-se logo pela manha, de seguida passando pelo abrigo de Urrielo e voltando a Bulnes.
Devido à dificuldade técnica de ascensão, e estando em primeiro lugar sempre a segurança de todos, apenas um dos elementos conseguiu atingir o topo (João Santos) e os restantes ficaram a apenas a escassos 30 metros, uma marca impressionante visto que para os restantes elementos, esta foi a sua primeira experiência em travessia de Alta Montanha.
Após 25km em circuito, 2050m de subida e descida acumulada aproximada, este grupo Arouquense torna-se assim pioneira neste âmbito de desporto e, provavelmente pela primeira vez, um jovem Arouquense conquista o seu topo.
No fim, e após esta aventura em picos alheios, fica a sensação de bem-estar, de conquista, de objetivo cumprido e de um grupo unido.
Próxima paragem: Pico Aneto, Pirineus.