Centro Juvenil Salesiano de Arouca

Associação Cultural, Recreativa e Desportiva

A Associação do Centro Juvenil Salesiano e a Associação dos Salesianos Cooperadores pretendem manter vivo em Arouca o espírito de D. Bosco que os Salesianos aqui semearam durante os 22 anos que trabalharam em Arouca.

D. Bosco e os Salesianos

Criada por S. João Bosco em Itália no ano de 1874 a Congregação Salesiana, dedicada à educação dos jovens pobres e abandonados, espalhou-se por todo o mundo ainda mesmo durante a vida do seu fundador.

Os Salesianos chegam a Portugal em 1894 e dentro de poucos anos criam colégios em várias cidades de Portugal, desde Lisboa, Porto, Évora, Vendas Novas, Estoril, Manique, Mogofores e AROUCA, onde chegam em 1961 para criarem no Mosteiro de Arouca o Colégio Salesiano que funciona inicialmente como seminário menor. Foi seu primeiro Diretor o Pe. Valinho, sobrinho da irmã Lúcia. Mas os Salesianos não se ocupavam apenas dos alunos internos do seu Colégio. Em 1962 criaram o Oratório festivo para a ocupação formativa dos tempos livres dos jovens de Arouca.

Sobretudo aos Sábados e Domingos, o Oratório reunia muitas crianças e jovens com atividades desportivas, recreativas e catequéticas. O Pe. Carlos Reis, 2º Diretor de 1963 a 1969, foi o grande impulsionador do antigo Oratório. A ele se deve o Hino do Centro Juvenil do qual foi o autor da letra e da música.

Breve historial do Centro Juvenil

A actual Associação do Centro Juvenil Salesiano de Arouca teve origem, pois, a partir do Oratório Salesiano que os padres salesianos criaram, logo que chegaram a Arouca para abrir o Colégio Salesiano, que funcionou em instalações do Mosteiro de Arouca entre 1960 e 1982.

Tendo funcionado nos primeiros tempos na Botica do Mosteiro, passados alguns anos o Oratório passa a designar-se por Centro Juvenil Salesiano passando a ocupar um espaço mais amplo na ala poente do Mosteiro virada para o terreiro de santa Mafalda. Nessa altura o Centro Juvenil chegou a ser o principal fornecedor de jogadores para o Futebol Clube de Arouca.

Para usufruir de determinadas regalias sociais e apoios estatais o Centro Juvenil Salesiano oficializa-se como Associação cultural e recreativa a 6 de Fevereiro de 1981, passando a ter uma Direção eleita de entre os seus associados, orientando-se, no entanto, pelos princípios e valores segundo o espírito salesiano, tal como consta nos seus estatutos publicados no Diário da República de 08-04-1981.

Embora o desporto constituísse uma das principais atividades do Centro Juvenil, a verdade é que também se notabilizou pelas sessões de cinema e pelos famosos espectáculos de teatro e de variedades, que eram levadas à cena no Salão de Festas dos Salesianos.

Durante esse período, e ainda com a presença dos Salesianos em Arouca, o Centro Juvenil desenvolveu as suas actividades dentro de diversos sectores:

Música, animando a Missa dominical celebrada para o público na Capela dos Salesianos, a funcionar no antigo refeitório do Convento de Arouca. Tinha também um conjunto musical de apoio ao grupo coral e que por frequentes vezes participou em espectáculos de variedades, organizados pela secção de teatro do Centro Juvenil.

Teatro, levando à cena diversas peças teatrais e organizando espectáculos de variedades no Salão do Mosteiro, onde nos foi legado pelos Salesianos um palco com todo o seu recheio e respectivo guarda-roupa. Após o encerramento ao público desse espaço conventual, por parte do IPPAR, esta actividade acabou por ser seriamente afectada.

Desporto, organizando torneios de ping-pong na própria sede e participando em diversos torneios de futebol infantil e juvenil.

Cinema, organizando alguns ciclos de cinema e projectando numerosos filmes em 16m/m. Para o desenvolvimento desta actividade foi fundamental a oferta, pela Fundação Calouste Gulbenkian, de uma máquina de cinema em 16m/m. Com o encerramento do Salão de Variedades do Convento de Arouca, esta atividade foi também seriamente afectada.

Formação, criando grupos de reflexão com o objectivo de aprofundar de temas de carácter religioso e humano, sob a orientação de salesianos.

Acção social, organizando, por altura do Natal, a campanha “Natal do Pobre”para apoio de numerosas famílias carenciadas.

Convívio, organizando um passeio anual para reforçar a amizade entre todos os membros do Centro Juvenil Salesiano.

Após a saída dos Salesianos

Após a saída dos salesianos em Setembro de 1982 e com o encerramento do Colégio salesiano o Centro Juvenil passa a ocupar novas instalações ainda dentro do Mosteiro e constitui com a Associação dos Salesianos Cooperadores aquilo a que habitualmente se chama de “família Salesiana de Arouca”

Embora mantendo ainda em seu poder o espaço do Mosteiro de Arouca que vem ocupando desde há mais de três décadas, em Junho de 2011 o Centro Juvenil Salesiano passou a ocupar também o espaço da Escola de trânsito no parque Milénio, por proposta da Câmara de Arouca, fazendo desse espaço a sua nova sede.

Sectores actuais do Centro Juvenil

Como Associação cultural e recreativa que é, o Centro Juvenil Salesiano, nos últimos anos tem desenvolvido as suas atividades em dois grandes sectores: o sector desportivo e o sector cultural/formativo.

Sector desportivo:
Actualmente, e desde há oito anos, o Centro Juvenil tem a funcionar uma Escolinha de futebol com cerca de 110 jogadores orientados por vários Treinadores e diretores da Associação.
Além do futebol, o CJSA alargou, nos últimos anos a sua atividade desportiva a outras modalidades tais como a natação de competição, o ténis e o BTT, englobando nelas 40, 27 e 20 desportistas, respectivamente.

Sector cultural/ formativo e social:
A atividade do Centro Juvenil não se limita apenas ao desporto.
Tendo em conta a nossa responsabilidade na comunidade, as acções da Associação não se limitam ao plano desportivo, sendo neste sentido de destacar algumas entidades com quem o CJS de Arouca colabora e desenvolve algumas actividades de relevo.
Actualmente a Associação CJS de Arouca é membro da Comissão Alargada da CPCJ de Arouca (Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Arouca), tendo neste capítulo um importante papel no acompanhamento junto das crianças e jovens do Concelho de Arouca.
Colaboramos em acções e actividades com outras entidades nomeadamente com o Centro Social e Paroquial do Burgo, com a Câmara Municipal de Arouca, com o Agrupamento de Escolas de Arouca, com a Numofreita, Junta de Freguesia de Arouca e Burgo, Junta de Freguesia de Santa Eulália, promovemos a recolha de Papel e Cartão para reciclagem numa atitude ambientalista e no Projecto TimoRiose.

Contatos

Rua Gil da Costa - 4540-134 Arouca
256 946 856 - 912 311 605
c.j.salesianoarouca@gmail.com